Princípios Éticos e Morais

É dever da família e da escola resgatar os valores éticos e morais e contribuir para que os mesmos sejam cultivados no dia a dia.

“É no colo da mãe que o homem de amanhã deve aprender o que é a retidão, o caráter, a honestidade, a bondade, a verdade...” Teresa de Saldanha

Estando num processo de aprendizagem e formação da personalidade, as crianças e jovens precisam ser orientados e cobrados na prática das atitudes éticas desde a mais tenra idade. Portanto pais e escola são responsáveis em trabalhar a ética no ambiente familiar e escolar a fim de obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado

Princípios Políticos e Ecológicos

Queremos transmitir às novas gerações valores e princípios vitais, que possam ajudá-las a crescer, a amadurecer individualmente e coletivamente na busca do bem comum.

Diante das convicções e valores de uma sociedade globalizada, multirreligiosa e multicultural, queremos proporcionar uma educação à paz, ao desenvolvimento, à fraternidade, à justiça social e à consciência ecológica.

Propomos uma educação que possibilite nossas crianças e adolescentes a reconhecer que toda criação é dom de Deus, confiada ao cuidado da humanidade; a respeitar e valorizar o meio ambiente como um bem comum e necessário para a sobrevivência de todos; a usar os bens da natureza com justiça, sobriedade e responsabilidade, além de sentir-se membro ativo e responsável de uma sociedade em construção.

Princípios Estéticos

Compreendemos por estética a ciência que desperta no ser humano a sensibilidade para as questões que afetam a nossa vida em relação a nós mesmos, ao outro, à natureza e a Deus.

Queremos ajudar a formar pessoas sensíveis às realidades que nos rodeiam, capazes de perceber e optar pelo que é verdadeiro, bom e belo. Formar pessoas críticas, capazes de indignar-se com as situações que impedem o ser humano de viver com dignidade, acolhendo a proposta evangélica:

“... Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Jo. 10:10

Princípios Bioéticos

Segundo o Prof. Dr. Pe. Christian Barchifontaine, a Bioética é uma das ferramentas para o exercício da cidadania, pois é a ética da vida e da morte, da saúde, do meio ambiente.

Assim, queremos ajudar os nossos educandos a amar e cuidar da vida como dom Divino; cultivar a alegria de viver e compreender a finitude da vida como realidade inerente a todo ser vivo; a ser solidário e responsável no cuidado da própria vida e da vida do outro; a respeitar seu semelhante como único e irrepetível, com necessidades, anseios e expectativas diferentes das suas.

Princípios Epistemológicos

A busca do conhecimento é inerente ao ser humano. E algo relacionado à capacidade e necessidade natural da humanidade desde seus primórdios.

O Professor Alberto Olive, coordenador do centro de epistemologia e história da ciência da UFRJ, fala da epistemologia como a ideia de um conhecimento que se revela demonstrativamente certo e que se coloca acima de qualquer opinião circunstancial, momentânea e descartável.

Queremos educar para a autonomia, ou seja, formar pessoas que tenham pensamentos próprios, que saibam reivindicar seus direitos e cumprir seus deveres.

Neste sentido, o Colégio Nossa Senhora Aparecida fundamenta e guia sua prática pedagógica no diálogo, no debate, no incentivo à criatividade e na busca da verdade.

Princípios Transcendentais - A Pastoral Escolar

“A educação, baseada nos princípios sólidos da fé cristã, são os meios capazes de tornar a pessoa boa e feliz”. Teresa de Saldanha

A educação do ser humano não será completa sem levar em conta o mistério que permeia todo o seu ser – a transcendência. Esta dimensão sempre fez parte do ser humano das mais variadas formas.

O conhecimento de Deus e a experiência de ser tocado e amado por Ele é uma profunda necessidade humana, mesmo quando ela está camuflada com roupagens diferentes.

A Pastoral Escolar quer, em primeiro lugar, criar um ambiente cristão, oportunizando experiências para que o educando perceba que, embora com necessidades diferentes, são iguais, filhos e filhas queridos e amados por Deus; quer ainda oferecer momentos de interiorização onde cada um possa encontrar-se consigo mesmo e com Deus.

Estes momentos acontecem desde a sua chegada ao Colégio, através das músicas que ouvem, das orações e reflexões diárias, das aulas semanais de Ensino Religioso para todas as turmas no grupo de adolescentes “Dominicanes” e nas celebrações e movimentos solidários:

Campanha da Fraternidade; Páscoa Solidária; Natal sem fome, Cristoteca, Cristokids, Coroação de Nossa Senhora, Caminhada orante pela família e de conscientização ecológica, Celebração Eucarística pelo dia das mães, dos pais, formaturas e outras.