História

A iniciativa de cuidar da educação do povo partiu do coração inquieto do Padre Valentim Rodrigues, pois a grande maioria da população que frequentava sua paróquia era analfabeta.

Para iluminar a fé de seus paroquianos e dar-lhes uma razão de esperança, este sacerdote, com sacrifício, paixão e zelo pelo povo uruaçuense, fundou a Escola Paroquial Coração de Maria. A escola funcionava onde hoje fica a Cúria Diocesana. Seu sucessor, Padre Euzébio Lecué, viu a necessidade de aumentar o prédio, pois a demanda aumentava a cada ano.

Como a Igreja não tinha dinheiro suficiente, buscou ajuda do povo e encontrou corações generosos que assumiram com ele o desafio de fazer a escola, que oferecia o Curso Ginasial, funcionar. Essa nova escola foi construída e inaugurada no dia 09 de março de 1954, com o nome de Escola Normal Regional Santanense. O curso Normal foi o primeiro de toda Região Norte de Goiás. A primeira turma se formou no ano de 1963. Foram eles: Antônia Fernandes de Carvalho, Dorival Ribeiro de Freitas, Edson Galvão, Lídia Ponce Leonis, Maria Severina Maia, Neide Gomes Carvalho, Silvio Francisco Dias e Valdivino Mendonça da Silva.

Padre Eusébio Lecué e Dom Francisco Prada convidaram as Irmãs Dominicanas para administrar a escola antes mesmo da primeira turma se formar.

Assim, as Irmãs Maria Cecília Sáber, Maria do Calvário Figueiredo, Maria da Trindade P. Salgado e Maria do Menino Jesus Roma chegaram nesta cidade para assumir a Escola Normal Santanense no dia 19 de fevereiro de 1959. No ano seguinte, a escola recebeu o nome de Ginásio Nossa Senhora Aparecida e, em 1967, passou a ser conhecido como Colégio Nossa Senhora Aparecida.

Proposta Pedagógica

Propomos uma educação integral e personalizada, alicerçada nos valores humanos e cristãos, como meios para construir um ser humano ético, responsável, competente e, acima de tudo, feliz. Acreditamos na afetividade como princípio fundamental da educação e na exigência como motor do progresso de nossos educandos. Unindo tradição e modernidade, o CNSA se destaca no contexto educacional com uma metodologia dinâmica, transformadora e com modernos recursos pedagógicos e tecnológicos.

Missão

Desenvolver a educação integral, aprimorando o espírito, o coração e a inteligência na vivência das Virtudes e Valores de modo que os alunos possam desenvolver os seus potenciais e realizar os seus sonhos.

Visão

Ser uma Instituição de referência na formação humana, moral e cristã, bem como na construção do saber científico, tecnológico e filosófico, em busca de uma educação de alta qualidade, de modo que os educandos possam ter sucesso nos diversos desafios da vida.

Valores

Prática do bem; verdade; solidariedade; confiança; coragem; criatividade; justiça; espiritualidade; comprometimento; respeito às diferenças; simplicidade; sabedoria; disciplina; esperança; amor ao estudo; alegria; acolhimento.