GUIA DA FAMÍLIA!

PALAVRA DA DIREÇÃO

  Prezados alunos e familiares,

 Em sua história de 57 anos, o Colégio Nossa Senhora Aparecida reafirma seu compromisso de colaborar no processo formativo das Novas Gerações. Presente,  desde 1959, em Uruaçu – GO, o CNSA orgulha-se em poder, também, fazer parte da História de sua Família.

Propomos uma educação que leva em conta o ser humano em sua totalidade: física, intelectual, social, emocional e espiritual.

Queremos, ainda, formar pessoas comprometidas com os valores éticos, morais e cristãos, alicerces de uma sociedade justa, próspera, fraterna e de um ser humano ajustado feliz. Para que os nossos objetivos sejam alcançados, além de uma excelente equipe pedagógica, contamos com a parceria dos senhores pais e o comprometimento dos nossos alunos.

Com alegria, acolhemos a todos para a caminhada escolar de 2016 e apresentamos a Proposta Educacional do CNSA que define para toda a escola os objetivos e metas a serem alcançados.

Este guia quer ser um instrumento de apoio para toda a Família CNSA que compartilha metas e responsabilidades na   missão educativa.

 Boa Leitura!

                                                                                                                                               Ir. Diná R. Damacena

                                     

MISSÃO - VISÃO-VALORES

Existimos, para cumprir uma MISSÃO: 

Desenvolver a educação integral, aprimorando o  espírito, o coração e a inteligência, na vivência  das virtudes e valores, de modo que os alunos possam desenvolver os seus potenciais e enfrentar o futuro de forma positiva e confiante.

Nossa VISÃO de futuro é, com as bênçãos de Deus, e o empenho de todos:

Ser uma instituição de referência na formação de cidadãos com sólidas bases científicas, culturais, humanas e espirituais, de modo que os educandos possam ter sucesso nos diversos desafios da vida. 

Para tanto, procuramos desenvolver os seguintes VALORES:

Criatividade. Competência. Prática do Bem. Verdade. Amor ao Estudo. Liberdade Responsável.  Transcendência. Respeito às diferenças. Disciplina.

 

ORGANIZAÇÃO

Estamos ORGANIZADOS em diferentes departamentos e serviços que agem de forma integrada visando acima de tudo a formação integral das crianças e adolescentes a nós confiados.

Conheça as atribuições de cada um:

DIREÇÃO - A Direção é responsável pela organização e administração pedagógica e geral da escola.  Cabe a ela zelar para que a filosofia e o carisma dominicano esteja sempre presente no dia-a-dia do Colégio.

Diretora –Dinazília Ribeiro Damacena – Irmã Diná

VICE – DIREÇÃO - Assessora a Direção em todas as suas atividades e a substitui em suas ausências.

Vice- Diretora – Ivani Lima

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA  -É o serviço que orienta, acompanha e avalia o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos, com o objetivo de desenvolver e aprimorar a qualidade do processo pedagógico da escola. É, também, destinado a orientar o relacionamento entre os alunos e destes com professores e funcionários, procurando manter a disciplina e a ordem.

COORDENADORES:

Infantil – Divina Abadia Lena

Fundamental I – Edilza Barbosa do Nascimeto

Fundamental II e Ensino Médio – Fernando Condez

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL É o serviço que trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal, em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles.

Orientadora Educacional  do Fundamental II e Ensino Médio - Divina Abadia Lena

ARTE, ESPORTE E CULTURA - Este setor é responsável pelo incentivo e desenvolvimento de todas as manifestações artísticas, culturais e desportivas.

RESPONSÁVEIS: Carlos Divino e Simone Portela

TESOURARIA - A tesouraria é o serviço responsável pelas contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, aplicações de recursos financeiros e entrega de material didático. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7:00 h às 18:00 h

EDUCADOR/A  DOMINICANO/A - PROFESSOR/A

 Além de mediador no Processo Ensino Aprendizagem, é o responsável direto de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades, favorecendo assim, a formação de cidadãos e cidadãs comprometidos com os valores éticos, morais e cristãos, alicerces de uma sociedade justa, próspera e fraterna e de um ser humano ajustado feliz.

SECRETARIA- A secretaria é o serviço responsável pela documentação dos alunos e da escola. Além de comunicados e expedições para apoiar o desenvolvimento do processo escolar, dando valor legal a toda a documentação expedida.

RECEPÇÃO- A recepção é o serviço responsável pelo atendimento telefônico e pessoalmente de pais, alunos, visitantes e pessoas em geral.

BIBLIOTECA- Nossa biblioteca apresenta variado acervo bibliográfico. É um espaço apropriado ao estudo, leitura, realização de pesquisas e trabalhos escolares. Há também um “canto de leitura” para os pais.  Pais e alunos poderão passar, ali, momentos agradáveis de leitura. Quem necessitar levar os livros para casa, poderá locá-los com a bibliotecária.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

      Entendemos, que o currículo não é simplesmente a organização formal das disciplinas e conteúdos e sim um instrumento norteador do trabalho docente, provisório e inacabado e sempre aberto à incorporação de saberes e expressões culturais de seus agentes.

     Assim,  há espaço para projetos interdisciplinares, que atuarão:

a) no resgate de valores morais, éticos, religiosos, cívicos, entre outros relegados a níveis inferiores;

b) no desenvolvimento pedagógico e cognitivo do aluno;

c) no trabalho com a auto estima, valorizando o aluno como ser humano inteligente e capaz; 

d) nas diversidades, excluindo todo tipo de preconceito;

f) no entendimento de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e deveres estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, através de Lei 8.069/90; e

g) eventos em datas comemorativas que tragam conhecimento, cultura e apresentem formas diferenciadas de aprender.

Além de um currículo rico em atividades e projetos que acompanham a nossa PROPOSTA PEDAGÓGICA, oferecemos  uma  nova modalidade de aprendizagem para os alunos do Fundamental II e Ensino Médio:

EPA - ESPAÇO PERMANENTE DE APRENDIZAGEM.

ARTES CÊNICAS – Através da dança, música e teatro, o aluno desenvolve senso artístico, criatividade, crescimento pessoal e social.

ESPORTES - A prática de esportes é benéfica até mesmo para a sociedade, pois reduz o aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica, além de desenvolver a formação da cidadania.

ANIMAÇÃO PASTORAL - O CNSA oferece a alunos, a possibilidade de participação em ações de responsabilidade social e pastoral. Com a característica de animar e dar vida à Espiritualidade dos jovens e de suas famílias, essas atividades são impregnadas com os valores do Evangelho. São encontros semanais para partilhar sonhos, desejos, inquietações, que levam a reflexões sobre valores humanos e cristãos, como amizade, família, fé, ética, entre outros.

COACHING VOCACIONAL - Consiste em orientar e acompanhar os alunos do 9º ano e Ensino Médio com o objetivo de ajuda-los a definir metas, a avaliar e melhorar o desempenho escolar e capacitá-los para a descoberta/escolha de uma vocação/profissão em vista de um futuro promissor.

PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS

 Norteamos nossas ações pedagógicas nos seguintes PRINCÍPIOS:

ÉTICOS E MORAIS

É na família que damos os primeiros passos na construção do nosso caráter e desenvolvemos nossa personalidade. Segundo Ellen G. White (2010, p.275) “a primeira professora da criança é a mãe. E Teresa de Saldanha diz que,  “É no colo da mãe  que o homem de amanhã  deve aprender o que é a retidão, o caráter, a honestidade, a bondade, a verdade”...

Sabemos que a vivência ética dos adultos é a melhor escola para as crianças e jovens que  aprendem mais com exemplos do que com palavras. Pais e Educadores que agem de forma ética, passa aos educandos um importante modelo de comportamento ético.

POLÍTICOS E ECOLÓGICOS

Queremos transmitir às novas gerações valores e princípios vitais que possam ajudá-las a crescer e a amadurecer individualmente e coletivamente na busca do bem comum.

    Propomos uma educação que possibilite as nossas crianças e adolescentes a  reconhecer que toda criação é dom de Deus, confiada ao cuidado da humanidade; a  respeitar e valorizar o meio ambiente, como um bem comum e necessário para a sobrevivência de todos; a usar os bens da natureza com justiça, sobriedade e responsabilidade e a sentir-se membro ativo e responsável de uma sociedade em construção

 ESTÉTICOS

Compreendemos por estética a ciência que desperta no ser humano a sensibilidade para as questões que afetam a nossa vida em relação a nós mesmos, ao outro, à natureza e a Deus.

Queremos ajudar a formar pessoas sensíveis às realidades que nos rodeiam, capazes de perceber e optar pelo que é verdadeiro,

bom e belo. Formar pessoas críticas, capazes de indignar-se com as situações que impedem o ser humano de viver com dignidade, acolhendo a proposta evangélica: “Eu vi para que todos tenham vida e vida em abundância”. Jo. 10,10

 BIOÉTICOS

    Segundo o Prof. Dr. Pe. Christian Barchifontaine, a Bioética é uma das ferramentas para o exercício da cidadania, pois é a ética da vida e da morte, da saúde, do meio ambiente.

    Assim, queremos ajudar os nossos educandos a amar e cuidar da vida como Dom divino;  cultivar a alegria de viver, e compreender a finitude da  vida como realidade inerente a todo ser vivo; a ser solidário e responsável no cuidado da própria  vida e da vida do outro; a respeitar seu semelhante como único e irrepetível com  necessidades, anseios e expectativas diferentes das suas.

EPISTEMOLÓGICOS

      A busca do conhecimento é inerente ao ser humano. E algo relacionado à capacidade e necessidade natural  da  humanidade desde seus primórdios.

     Queremos educar para a autonomia, ou seja, formar pessoas que tenham pensamentos próprios, que saibam reivindicar seus direitos e cumprir seus deveres.

     Neste sentido, o Colégio Nossa Senhora Aparecida fundamenta e guia sua prática pedagógica, no diálogo, no debate, no incentivo à criatividade e na busca da Verdade.

TRANCENDENTAIS

       A educação do ser humano não será completa sem levar em conta o mistério que permeia todo o seu ser – a transcendência.  Esta dimensão sempre fez parte do ser humano das mais variadas formas.

Acreditamos, que, “A educação, baseada nos princípios sólidos da fé cristã,  são os meios capazes de tornar a pessoa boa e feliz”.   Teresa de Saldanha

Diante dos grandes desafios pelos quais passam a escola nos dias de hoje, das rápidas mudanças e exigências do mundo atual, faz-se necessário buscar e formar profissionais cada vez mais preparados no campo das novas metodologias, dos recursos tecnológicos e das demais áreas do desenvolvimento humano e espiritual.

As ações pedagógicas no CNSA são norteadas pelo desenvolvimento de competências e habilidades, visando um trabalho sistemático e efetivo, que respeita as especificidades individuais, tornando-as aliadas no processo de construção do conhecimento.

 CURSOS OFERECIDOS:

1 - EDUCAÇÃO INFANTIL

   Maternal Baby - Crianças a partir de um ano

 e seis meses

Maternal  -(Crianças que completam  3 anos até  30 de junho)                     

Infantil I  (Crianças que completam  4 anos até  30 de junho

Infantil II (Crianças que completam  5 anos até  30 de junho)

ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ao 9º ano

ENSINO MÉDIO – 1ª. 2ª e 3ª series

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 

INFANTIL  E  1º ANO DO FUNDAMENTAL I

Balé, Capoeira, Inglês, Natação, Ensino Religioso, Cozinha Experimental

2º AO 5º ANO DO FUNDAMENTAL I

Música, Dança, Ensino Religioso, Inglês, Informática, Natação

FUNDAMENTAL II  E  ENSINO MÉDIO

Projeto  Espaço Permanente de Aprendizagem 

ATIVIDADES OPCIONAIS OPCIONAIS

INFANTIL II e 1º ANO DO FUNDAMENTAL I

Escolinha de Futsal  e  Kickboxing

2º ao 5º ANO DO FUNDAMENTAL I

Escolinha de Futsal, Kickboxing, Balé, Capoeira

  

FUNDAMENTAL I, II E ENSINO MÉDIO

Balé, Capoeira,  Música(Flauta, Violão, Guitarra, Teclado), Kickboxing,  Escolhinha de Futsal

 

MATERIAL DIDÁTICO  

No momento,  CNSA utiliza o Material Didático do Sistema Positivo de Ensino por encontrar nele um aliado aos valores propagados pela escola e uma sólida Proposta Pedagógica com soluções educacionais integradas. Integra inovação, tecnológica e respeito às potencialidades individuais dos alunos e professores a uma moderna proposta metodológica de ensino. Além disso, coloca à disposição das Escolas Conveniadas produtos e serviços que otimizam o trabalho desenvolvido no dia a dia escolar.

 A metodologia que permeia o SPE privilegia a integração (os conteúdos de uma série dão continuidade aos da série anterior, como também os conteúdos de uma disciplina são inseridos no aprendizado de outra disciplina). Essa metodologia se materializa no conjunto de materiais didáticos que a escola recebe ao adotar esse sistema de ensino: o Livro Didático Integrado, o CD ROM (com conteúdos complementares), e o portal educacional (o Portal Positivo, www.portalpositivo.com.br) que traz conteúdos complementares vistos em sala de aula.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

 

1 - EDUCAÇÃO INFANTIL: Nessa fase, a criança é avaliada, permanentemente, pela observação atenta e cuidadosa da professora.

Seu olhar de educadora está voltado para as conquistas, dificuldades e possibilidades das crianças que lhes  são confiadas, registrando suas observações  em forma de relatórios, conforme orientação da Coordenação Pedagógica.

2- FUNDAMENTAL I:   A avaliação do desempenho do aluno é contínua e cumulativa, na obtenção de informações, análise e interpretação de ação educativa, visando o aprimoramento do trabalho escolar. A avaliação tem por objetivo identificar os sucessos e as dificuldades do aluno, a fim de serem organizadas as ações educativas subseqüentes.

3- FUNDAMENTAL  II  -  O principal objetivo da avaliação é melhorar o processo ensino-aprendizagem que ocorre com a interação do professor e seus alunos. A avaliação informa e orienta o educando e os pais sobre os avanços, aptidões, interesses, capacidades e competências do educando.

As avaliações serão distribuídas em três instrumentos bimestrais, dois marcados previamente pela coordenação e o terceiro sendo composto pela notas das avaliações formativas desenvolvidas pelo professor durante o bimestre, sendo que este ultimo terá peso inferior aos demais.

ENSINO MÉDIO 

As avaliações do Ensino Médio serão aplicadas em duas etapas por bimestre. Na primeira etapa os alunos farão provas discursivas e por disciplinas com o valor de dez (10) pontos e na segunda etapa os alunos serão avaliados por áreas do conhecimento, sendo que, estas áreas estão organizadas da seguinte maneira;

   Ciências Humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia.Sociologia

   Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química, Física

   Linguagens, códigos e suas Tecnologias: Gramática, Literatura, Arte, Educação Física, L.E.M (Inglês), L.E.M. (Espanhol) ,

   Matemática e suas Tecnologias: Matemática

OBS: A avaliação de redação será feita em dia separado, previamente marcado pela coordenação pedagógica.

As avaliações por área de conhecimento serão compostas por 45 questões de múltipla escolha, sendo que cada questão terá o mesmo valor na somatória total da avaliação. 

     As avaliações serão aplicadas em salas específicas, no período vespertino por um professor  aplicador, em horário e data previamente marcada pela coordenação.

A média dos alunos será composta por três (3) notas, duas (2) provas com valor máximo de dez (10) pontos e peso dois (2) e uma nota de trabalho com valor máximo de dez (10) pontos e peso um (1). O valor da media é calculado dividindo a soma do produto de cada nota pelos seus respectivos pesos.

 

                                                                           Mb =   ? ( Nota x Peso)

                                                                                                  5

 

                                                                         Mb= (N1 x 2) + (N2 x 2) + (N3 x 1)

                                                                                                       5

N1 = 1° Prova Bimestral

N2 = 2° Prova Bimestral

N3 = Nota de Atividades

       A média anual (MA) mínima estabelecida para aprovação deve ser igual  ou superior a 60 (sessenta).

SEGUNDA CHAMADA

A segunda chamada das avaliações é para atender impedimentos inesperados que venham a ocorrer no dia da  avaliação, tais como: doença do aluno, enfermidade ou perda de familiares e viagens inesperadas, etc.  É necessário avisar à Coordenação no próprio dia da falta.     Logo que retornar ao Colégio, o aluno ou seus Pais/Responsáveis, deverá comparecer à Secretaria  para  preencher um requerimento  específico.  O  não comparecimento ou não requerimento da 2ª chamada, no prazo estabelecido, equivale à nota zero na referida avaliação. Os Pais dos alunos assumirão os gastos da prova de 2ª chamada.

RECUPERAÇÃO PARALELA

A Recuperação  é uma nova oportunidade para que os alunos recuperem os conteúdos não aprendidos.

As  atividades de Recuperação Paralela ocorrerão no final de  cada  Bimestre  por meio  de  revisão de  conteúdos,  pesquisas e avaliações. A Recuperação Final, acontecerá no final do Ano Letivo, geralmente na primeira semana de dezembro.  Para os alunos do Fundamental I a recuperação é contínua.

Entre a nota obtida e a da recuperação, prevalece a maior nota, observando-se o limite da média (60%).

O aluno pode obter, como resultado máximo da recuperação     final e do respectivo ano letivo, o correspondente à média: 60% do total distribuído durante o ano. Os Pais dos alunos em recuperação assumirão os gastos  com as aulas de Recuperação Paralela Bimestral. Na  Recuperação Final não há gastos extras.

   PROGRESSÃO    

   A Progressão terá como objetivo principal, a aprendizagem nas matérias em que o aluno demonstrou deficiência no Ano letivo anterior.

O aluno em Progressão deverá cursar o programa de estudos no Colégio em horário alternativo.

 

ORIENTAÇÕES DISCIPLINARES

             “Todos os que convivem, no ambiente escolar, devem se tratar com respeito mútuo,  fazendo sempre aos outros  o que gostariam que lhes fosse feito”.

1- COMPROMISSO – Todos os alunos matriculados no Colégio e seus pais comprometem-se a acatar todas as prescrições contidas no Regimento Escolar e as determinações da Diretoria

2 - FREQUÊNCIA E PONTUALIDADE – São fatores essenciais à formação do aluno e ao aproveitamento escolar. A pontualidade dos pais ao trazer e buscar o aluno é fator primordial a este, para a organização, aprendizagem e desenvolvimento do senso de responsabilidade. Se por motivo justo, o aluno precisar faltar ou atrasar, os pais deverão avisar à Escola

 

2.1 Horários:  Matutino- Das 7 às 12 horas  para o Fundamental  I  e Infantil. (Para as crianças do infantil haverá tolerância até às 08 horas)

 

Para o Fundamental II  e  Ensino Médio, entrada às 7 horas e  saída às 12 h 20 min

Vespertino: Das  13 às 18 horas

Obs.: Os pais que necessitarem poderão buscar seus filhos a partir das  17h30min

Para a 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino médio nas 4ª e 5ª feiras, aulas das 14 h 00 às 18 h 10 min

No Ensino Fundamental II, as aulas de Educação Física possuem horários especiais, divulgados no início do ano letivo.

UNIFORME – O uniforme é um importante elemento de identificação da pessoa como estudante da escola da qual está fazendo parte. Consequentemente, é um elemento de segurança, razão pela qual é obrigatório o seu uso diário.

4-CELULAR- Com o objetivo único de não prejudicar o bom andamento do trabalho em sala de aula e o respectivo processo de aprendizagem dos alunos, em classe, os celulares serão recolhidos no início da aula e entrega no final do período. 

No Colégio, toda a comunicação deverá passar pela Coordenação evitando, assim, que  os alunos  utilizem  o aparelho sem critério, fazendo com que os senhores pais se desloquem de seus afazeres para trazer trabalho, material escolar ou, ainda, alegando razões para saírem mais cedo que o horário previsto.

CASOS ESPECIAIS - Pedimos aos responsáveis pelas crianças que apresentam problemas específicos de saúde ou aprendizagem que informem à Coordenação e passem orientações mais detalhadas sobre como agir.

5- REDES SOCIAIS - Considerando que o mau uso das redes sociais atingem diretamente a rotina escolar por causa de possíveis conflitos decorrentes dessas ações, à escola reserva-se o direito de intervir, agir e punir aqueles que as utilizarem de maneira inadequada, comprometendo a imagem moral  da  Instituição e de seus alunos e de seus membros.

6- TAREFA DE CASA -Tarefa de casa é toda atividade solicitada pelos professores, tais como: exercícios, leituras, pesquisas, resumos, além da revisão dos conteúdos dados em sala de aula. É necessário criar o hábito de estudar todos os dias.    A não realização de tarefas e trabalhos influi, negativamente, no resultado bimestral do aluno.

7-  TRABALHOS EM GRUPO - Os trabalhos em grupos serão realizados, preferencialmente, no Colégio com horário previamente agendado com a Orientadora Educacional, para os alunos do fundamental II e Ensino Médio) e, unicamente no Colégio para os alunos do fundamental I 

8– SIMULADO - Serão realizados dois simulados no ano, no final de cada Semestre para os alunos do 5º do Fundamental I  ao 9º ano do Fundamental II.  Para os alunos do Ensino Médio, os Simulados serão mensais. Não existe 2ª chamada de simulados.

9- FALTAS EM DIAS DE PROVAS – O aluno que faltar nos dias de provas deverá requerer na mesma semana uma autorização de segunda chamada, na Secretaria, mediante uma taxa a ser estipulada.

10- CELULAR/TELEFONE

O telefone celular facilita a comunicação dos filhos com seus pais, no entanto em classe os mesmos deverão ficar desligados. No Colégio, toda comunicação deverá passar pela Coordenação evitando ,assim, que  os alunos  utilizem  o aparelho sem critério, fazendo com que os senhores se desloquem de seus afazeres para trazer trabalho, material escolar ou, ainda, alegando razões para saírem mais cedo que o horário previsto.

11 - MATERIAL ESCOLAR - Todo o material, assim como agasalhos, devem conter o nome do aluno para que se possa IDENTIFICÁ-LO em caso de esquecimento na escola. O Colégio não se responsabilizará pelo extravio de objetos.

12-PERDIDOS E ACHADOS- É importante que todos os objetos trazidos pelos estudantes sejam identificados, para facilitar a sua devolução. Caso tenha perdido algum objeto na escola, dirija-se à responsável de Serviços Gerais, na hora do recreio.

NORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

1 -REGISTRO ESCOLAR E DOCUMENTAÇÃO

           A frequência do aluno é registrada, obrigatoriamente, no diário de classe, pelo professor e no livro de controle da Coordenação. No caso de duas faltas consecutivas do aluno sem prévia comunicação, por parte dos pais/responsáveis, o colégio entrará em contato com os mesmos via telefone, whatsApp e/ou email.

2 -PASTA DE OCORRÊNCIAS

A pasta de ocorrências é de uso exclusivo dos professores. Serão vistoriadas, periodicamente, pelos coordenadores e

utilizadas como instrumentos de comunicação com os pais/responsáveis sobre a conduta dos alunos em sala e seu comprometimento com as atividades propostas.

 3-SITE DO CNSA

 O site do Colégio Nossa Senhora Aparecida é uma ferramenta de fundamental importância onde os pais/responsáveis podem ter acesso a toda a vida escolar do aluno. Poderá acompanhar no dia a dia a matéria dada, notas de provas e orientar-se em relação aos horários de provas e/ou aulas,  tendo acesso a todas as atividades complementar que forem disponibilizadas aos alunos. Além do Calendário Escolar, Projeto Pedagógico, Guia da Família e outros.

DIREITOS E DEVERES

     Para melhor esclarecimento dos alunos, transcrevemos do regimento escolar seus principais direitos e deveres;

Art. 51 - São direitos do aluno:

I-  receber assistência educacional de acordo com suas necessidades, observadas as possibilidades do Colégio;

II - recorrer às autoridades escolares quando se julgar prejudicado;

III-  ser respeitado pelos colegas e por todo o pessoal do Colégio;

IV-  ser considerado e valorizado em sua individualidade sem discriminação de qualquer natureza;

V-  ser orientado em suas dificuldades e ouvido em suas queixas ou reivindicações;

VI-  participar das atividades escolares sociais, cívicas  e recreativas destinadas à sua formação;

VII-  receber todas as avaliações e trabalhos escolares corrigidos com as respectivas notas, critérios utilizados na correção, bem como ser informado de seus erros e acertos;

XIII-  tomar  conhecimento via  boletim   de  seu  rendimento escolar  e de sua frequência;

IX-  requerer segunda chamada, revisão das avaliações através de seus pais ou   responsáveis;

X-  requerer à autoridade escolar,  por intermédio de seus pais ou responsáveis, revisão dos resultados do Conselho de Classe, no prazo de  5  (cinco)  dias , após o recebimento, caso se sinta prejudicado.

Art. 52 - São deveres dos alunos:

I-  frequentar, com assiduidade e pontualidade, as aulas e demais atividades escolares;

II-  desempenhar com responsabilidade, todas as atividades escolares em que a sua participação for exigida;

III-  tratar com civilidade os Colegas, Diretora, Coordenadores, Professores e demais Funcionários do Colégio;

IV-  zelar pela conservação e higiene do prédio, das instalações, dos equipamentos escolares, materiais didáticos e demais materiais de uso coletivo;

V-  comunicar à Diretora, por intermédio  de seus pais ou responsáveis,  o seu afastamento temporário, por motivo de

doença ou outros, mediante documento comprobatório;

VI-  indenizar os prejuízos quando produzir danos materiais no Colégio e a terceiros;

VII-  realizar as tarefas determinadas, e delas prestar contas,  em cumprimento de incumbências recebidas;         

XIII-respeitar a propriedade alheia;

IX-  apresentar-se  no  Colégio devidamente uniformizado;

X-  zelar pelo bom nome do Colégio procurando honrá-lo com adequado comportamento social e conduta irrepreensível;

OCORRÊNCIA / ADVERTÊNCIA/SUSPENSÃO

      A desobediência às regras implica em punições que vão de simples conversa e orientação à suspensão.

FAMÍLIA-ESCOLA

  “Para educar uma criança é preciso uma tribo inteira”.

                                                                                Provérbio Africano

 

          A convivência de Família e Escola baseada na cooperação, no respeito e na confiança, é imprescindível para o sucesso da educação de nossas crianças e jovens, uma vez que nossos objetivos são comuns: Desenvolver a educação integral, aprimorando o  espírito, o coração e a inteligência, na vivência  das virtudes e valores, de modo que os alunos possam desenvolver os seus potenciais e enfrentar o futuro de forma positiva e confiante.

        Para tanto, solicitamos a participação da família no acompanhamento sistemático da vida escolar dos alunos orientando-se para:

1- O conhecimento detalhado do conteúdo deste manual;

2- A necessidade do cumprimento pelo aluno das normas estabelecidas

3- Acompanhar os estudos dos filhos, incentivando-os na formação de hábitos de estudo (o aprendizado torna-se

mais eficaz);

4- Acompanhar o resultado do boletim escolar ajudando a superar suas dificuldades;

5- Comunicar à coordenação da escola sempre que forem inevitáveis as faltas ou atrasos;

6- Participar das reuniões de pais, comemorações e eventos do Colégio.

Acessar o site

http://cnsauruacu.com.br/noticias

8- Garantir a presença de seu filho às aulas de reforço e/ou recuperação, quando convocado pela escola;

9- Procurar esclarecer ocorrências com a escola, tomando efetivo conhecimento dos fatos, antes de tirar conclusões ou emitir comentários;

10- Manter seu cadastro de endereço e telefones sempre atualizados.